Um estudo realizado no Reino Unido revelou que 7 em cada 10 pacientes acometidos pela Covid-19 não se recuperam 100%, mesmo depois de meses após a alta médica. Esse dado revela que a Covid-19 impacta não apenas no momento em que alguém é hospitalizado pelo vírus! Você sabe quais são as sequelas mais comuns pós covid?

São várias! Por se tratar de uma doença recente e que se espalhou muito rapidamente, a maioria dos estudos sobre as sequelas e problemas que ela causa a longo prazo ainda estão sendo desenvolvidos. Contudo, alguns órgãos de saúde já relataram quais são as sequelas mais comuns pós covid! Neste artigo, discorreremos sobre elas. Se você quer saber quais são os sintomas que aparecem após a infecção pelo coronavírus, continue lendo!

Quais são as sequelas mais comuns pós covid?

A mesma pesquisa realizada pelo Reino Unido revelou que a maior parte dos pacientes que se recuperaram apresentaram uma média de nove sintomas do vírus.

Embora a doença acometa majoritariamente os pulmões e rins, os outros órgãos não ficam de fora e também são impactados pela doença.

Em alguns casos, alguns pacientes têm sequelas cognitivas – segundo o Instituto do Coração, 80% de 4500 pessoas que participaram de um levantamento sobre a doença revelaram que tiveram sequelas cognitivas. Problemas como dificuldade de concentração, perda de memória, dor de cabeça e sonolência excessiva são alguns dos principais problemas.

E por que isso acontece? Segundo o mesmo estudo, o vírus abaixa o nível de oxigênio do paciente, o que afeta diretamente o sistema nervoso. Quanto aos problemas respiratórios, eles ocorrem porque o vírus começa a se espalhar pelas células das vias respiratórias e dos pulmões.

E isso impacta completamente nas sequelas que o vírus deixa nos pacientes. As principais sequelas observadas pelas pessoas que tiveram a doença, são:

Doenças hepáticas

As doenças hepáticas são aquelas que atacam o fígado e causam alguma alteração nele. O fígado é responsável por eliminar as toxinas do corpo, auxiliar na digestão e regular o açúcar no sangue. Quando ele é afetado, isso impacta em todos os outros processos do organismo. De 15 a 60% dos casos de Covid-19, as enzimas hepáticas são elevadas – o que acomete o fígado!

AVC

Como mencionamos, a Covid-19 também pode deixar sequelas cognitivas e neurológicas – em alguns casos, pacientes relataram ter tido derrames, isso aumenta a chance de AVC. A doença pode lesionar os neurônios e prejudicar diversas funções cerebrais.

Trombose

A doença pode atingir o coração em até 40% em casos graves, isso pode gerar consequências como inflamação cardíaca e trombose. Um boletim do Ministério da Saúde realizado em dezembro mostrou que, no Brasil, as doenças do coração causadas por Covid-19 foram o maior fator de risco em pacientes que morreram.

O que fazer em caso de sequelas?

Diante de todas essas sequelas que a doença pode causar, uma dúvida muito comum é: o que fazer? É importante consultar um médico para que ele possa fazer o diagnóstico da sequela e para que compreenda se ela se originou por causa da doença.

Com acompanhamento médico e tratamento feito de acordo com os sintomas, um paciente pode se recuperar e voltar a ter uma vida saudável! Vale ressaltar que uma forma de evitar as sequelas mais comuns pós-covid é se prevenindo da doença e seguindo os cuidados necessários.

Se você gostou deste artigo, nos acompanhe em nossas redes sociais para receber mais conteúdos! Estamos no Facebook e no Instagram!