Qual é a importância dos benefícios corporativos para a sua empresa?

A exigência e a competitividade fazem parte do mercado profissional da atualidade. Em meio a esses desafios, é cada vez mais difícil para os trabalhadores realizarem suas atividades com excelência quando não existe motivação e perspectiva de melhoria. É por essa razão que as empresas vêm percebendo a importância de oferecer benefícios corporativos.

No entanto, para obter ótimos resultados, não basta apenas investir em iniciativas básicas. É necessário adotar uma ação mais estratégica, como programas de qualidade de vida e planos de carreira.

Se quer conhecer a importância dos benefícios corporativos e quais devem ser oferecidos, não perca o nosso post. Boa leitura!

Qual a importância dos benefícios corporativos?

A competição do mercado faz com que o setor de RH se reinvente cada dia mais, proporcionando diariamente novas opções para reter talentos e atrair colaboradores. Dentro dessa estratégia, encontram-se os benefícios colaborativos.

Eles são grandes diferenciais que as corporações oferecem aos trabalhadores para mantê-los sempre motivados e, com isso, reduzir as taxas de rotatividade. Esses benefícios surgem como um atrativo, além das remunerações, e servem para atender às várias necessidades que eles apresentam.

Não é difícil compreender como esse processo funciona: o funcionário se sente mais valorizado quando percebe que a empresa se preocupa com seu bem-estar e qualidade de vida.

Quais as principais vantagens dos benefícios corporativos?

Contar com colaboradores produtivos, satisfeitos e engajados é um grande diferencial para as empresas, principalmente para aquelas que desejam continuar crescendo, mesmo em momentos difíceis da economia. Confira, abaixo, quais são as vantagens que a prática gera tanto aos trabalhadores quanto ao negócio!

Engajamento dos colaboradores

Trabalhadores engajados constroem ambientes oportunos para crescer e produzem com qualidade. Promover alguns eventos internos, como happys hours, decorações temáticas para datas comemorativas e café com o gestor estimula a participação dos funcionários e cria um clima de amizade e confiança.

Logo, isso auxilia na construção de um sentimento de pertencimento, algo fundamental para envolver as pessoas em prol de um ideal corporativo.

Retenção de talentos

Um desejo de muitos empregadores é poder contar com colaboradores de qualidade, engajados, proativos e fiéis à empresa. Para isso, as organizações investem recursos e tempo em aperfeiçoamento e treinamentos de equipes.

No entanto, esse esforço precisa ser preservado, para não acontecer de, após a qualificação dos trabalhadores, eles deixarem a corporação. É aí que os benefícios corporativos desempenham outro papel essencial: o de ajudar a reter talentos.

Quando se sente mais valorizado pelo empregador, o funcionário deseja permanecer na empresa e continuar contribuindo para o avanço da instituição. Mostrar zelo e cuidado pela equipe a tornará a parceira principal do seu sucesso.

Melhoria da imagem da empresa

Outro ponto muito positivo de oferecer benefícios corporativos é a melhoria da imagem da empresa. Esse é um aspecto que faz com que os funcionários gostem de trabalhar na corporação, fator essencial para ser um destaque no mercado.

Contudo, não é apenas isso que afeta a imagem da organização. Outros pontos como a qualidade de atendimento ao cliente e o clima e a cultura organizacional também são importantes para uma visão positiva da empresa.

Diminui a ocorrência de atrasos e faltas

Atrasos e faltas recorrentes podem indicar que existem problemas ocorrendo em sua companhia. Talvez alguns funcionários estejam desmotivados, o que faz com que qualquer situação se torne uma razão para chegar tarde ou se ausentar do trabalho.

Esse problema pode ser mudado a partir do momento em que você oferece benefícios, que além de serem um ótimo incentivo para o colaborador ir trabalhar, também contribuem para a saúde do trabalhador e, até mesmo, diminuem a recorrência de doenças.

Quais os principais benefícios oferecidos pelas empresas?

Agora que já conhece as vantagens de oferecer benefícios corporativos na sua empresa, chegou a hora saber quais são os mais úteis ao colaborador. Confira!

Plano odontológico

É cada vez mais comum a preocupação das pessoas em relação à saúde bucal e ao sorriso. Contudo, esse serviço costuma ter um alto custo e fica distante da realidade de muita gente.

Assim, oferecer acesso a planos odontológicos de qualidade aos seus colaboradores é uma boa alternativa para agradar o seu time e, até mesmo, elevar o conhecimento da sua empresa: pessoas mais sorridentes e saudáveis apresentam a autoestima elevada e, com certeza, atenderão os clientes de um jeito muito melhor.

Plano de saúde

Oferecer uma boa assistência médica é um dos diferenciais mais importantes para a retenção e captação de funcionários. Esse é um benefício que diz respeito à segurança e saúde dos colaboradores e de seus familiares.

Existem seguros e planos de diferentes tipos, que incluem vários recursos e procedimentos. Algumas opções ofertadas são o hospitalar, o ambulatorial e o oftalmológico. Vale lembrar a importância deste último para a saúde visual dos trabalhadores, principalmente aqueles que passam longos períodos de trabalho em frente ao computador.

Vale-alimentação

Outro ótimo benefício que deve ser oferecido pelas empresas é o vale-refeição. Além de ajudar a melhorar a qualidade de vida e a saúde, essa opção também proporciona economia de recursos do funcionário.

A maior parte dos salários dos colaboradores é gasta com alimentos e, por isso, oferecer esse benefício contribui para o incremento da renda familiar do trabalhador e a fidelização dele na corporação.

Home office

Com o dia a dia cada vez mais dinâmico, realizar o trabalho por meio do home office ou de horários flexíveis permite mais liberdade para os profissionais. Com a pandemia da Covid-19, as empresas perceberam que essa é uma ótima alternativa, pois, além de reduzir custos, ainda aumenta a produtividade de toda a equipe.

Além disso, os funcionários ficam mais motivados e determinados a trabalhar quando estão em um local de maior flexibilidade.

Programas de bem-estar

Investir na qualidade de vida e no bem-estar da sua equipe é uma boa maneira de ter funcionários mais dispostos, saudáveis e menos estressados no dia a dia. Lembre-se de que isso promove um ambiente de trabalho mais harmônio e leve.

Nesse caso, ótimas dicas incluem estratégias de mindfulness, massagem, ginástica laboral, entre outros. Certamente, os trabalhadores apreciarão momentos de conexão pessoal e descontração.

Agora que já conhece a importância dos benefícios corporativos, lembre-se de que adotá-los em sua empresa é fundamental para satisfazer os colaboradores e reter novos talentos. Portanto, ofereça planos de saúde, vale-alimentação e programas de bem-estar. Para isso, escolha uma empresa gestora de saúde com planos exclusivos para a saúde visual, como a VisonCard!

Gostou de conhecer a importância dos benefícios corporativos? Então, aproveite e entre em contato conosco!