Saúde ocupacional: o que é e como promover na sua empresa?

Promover a saúde ocupacional na empresa é uma pauta que deve estar presente no setor de RH. Afinal, a condição emocional e física dos colaboradores afeta diretamente a sua rotina de trabalho, gerando consequências econômicas e jurídicas para a corporação.

O problema é que, em muitos casos, até os gestores mais experientes têm dúvidas sobre como elaborar uma boa estratégia. Assim, delimitar algumas práticas que engajem o funcionário e que sejam eficazes na prevenção de doenças é um grande desafio.

Logo, para contribuir com a qualidade de vida e o bem-estar da sua equipe de trabalho, preparamos este post com algumas dicas simples de como promover a saúde ocupacional na empresa. Confira!

Cuide da ergonomia dos funcionários

A ergonomia tem o objetivo de fornecer um local adequado para que os colaboradores realizem as suas atividades com um bem-estar maior e sem sofrerem lesões. Ela é essencial e está incluída nas leis trabalhistas como Normas Regulamentadoras.

Imagine um trabalhador que fica digitando no computador durante um longo tempo. Caso não exista uma mesa ou cadeira ergonômicas, ele se sentirá cansado e insatisfeito rapidamente, o que compromete a sua produtividade no trabalho, além de correr riscos de desenvolver LER (lesão por esforço repetitivo) ou dores nas costas.

Também é importante entender que não é somente em infraestrutura que a ergonomia está pautada. O modo com que os funcionários devem executar as tarefas também precisa ser analisado. Outro exemplo é o de um trabalhador que carrega peso. Nesse caso, ele deve ser orientado a realizar isso de maneira que não prejudique sua saúde.

Invista na ginástica laboral

Pequenas pausas durante o expediente são essenciais para evitar dores musculares e articulares, mesmo em um ambiente ergonomicamente adequado. A ginástica laboral, por exemplo, é uma ótima opção e pode ser feita de maneira coletiva e no próprio local de trabalho.

Essa ação proporciona mais bem-estar e qualidade de vida, assim como a proteção e o fortalecimento de vários grupos de músculos. De problemas crônicos a lesões, é uma boa maneira de prevenir e de garantir bastante produtividade e conforto aos trabalhadores.

Em geral, as atividades duram de 10 a 15 minutos por dia. Assim, existe um bom custo-benefício em relação ao tempo. Contudo, um grande desafio é conscientizar os funcionários em relação à sua realização. Para isso, aborde sobre a importância dessa ginástica, como diminuição do estresse, da fadiga e dos efeitos nocivos dos movimentos repetitivos.

Incentive a alimentação saudável

A boa nutrição é um aspecto muito importante para promover a saúde ocupacional. Várias doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto surgem em decorrência da ingestão de alimentos prejudiciais ao corpo. Por isso, outra ótima medida é criar um programa de incentivo à alimentação saudável.

Caso a sua empresa tenha refeitório, lembre-se de proporcionar pratos saborosos, que fazem bem à saúde e ricos em nutrientes. Mesmo quando a corporação não é responsável por oferecer a alimentação, é importante pensar em questões como conscientização e orientação nutricional.

Reforçar os conceitos traz um bom desempenho por parte do colaborador e evita, até mesmo, doenças que não estão relacionadas ao trabalho. Eventualmente, essa ação se tornará um hábito e começará a integrar a cultura do negócio.

Estimule a realização de exames de rotina

A realização de exames de rotina é algo previsto em lei, de maneira que as empresas garantam o acompanhamento da saúde de seus funcionários. No entanto, existem diversas doenças silenciosas que não são identificadas a tempo por esse procedimento.

Logo, é essencial que a corporação se preocupe em conscientizar o colaborador sobre a importância de realizar um check-up completo. Quando o local oferece um plano de saúde, por exemplo, isso é ainda mais fundamental.

Trata-se de um modo de expandir os cuidados com a saúde para fora do ambiente corporativo, de maneira a mostrar que os trabalhadores devem sempre se preocupar com isso.

Incentive a participação dos colaboradores na SIPAT

SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é promovida pela CIPA e acontece, de maneira obrigatória, uma vez ao ano nas empresas. Esse momento é ideal para reforçar algumas medidas que protegem a saúde do colaborador, como a utilização de EPIs, além de reciclar os conhecimentos.

Assim como nas dicas anteriores, a SIPAT também é fundamental para o gestor que quer melhorar a saúde de seu funcionário. Nela, é viável determinar as medidas que os colaboradores devem tomar para cuidarem de si, seja fora ou dentro do local de trabalho. Com isso, é possível diminuir o número de incidência de doenças.

Incentive a prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é fundamental para promover uma melhor qualidade de vida e prevenir doenças. Caso o funcionário passe muitas horas do dia na corporação, essa é uma excelente oportunidade a ser incentivada.

Para isso, uma boa dica é implementar os alongamentos no local de trabalho. Montar um grupo de corrida ou caminhada fora do expediente também é uma excelente ideia, desde que haja a orientação de um profissional especializado para evitar lesões.

Promova campanhas de vacinação

Embora não seja algo obrigatório, realizar campanhas de vacinação contra problemas que provocam afastamentos ou faltas pode ajudar bastante a diminuir o absenteísmo e promover mais qualidade de vida. Em muitos casos, o colaborador não se vacina por falta de informação ou de tempo para ir até o hospital ou ao posto de saúde.

Portanto, levar a vacinação até os funcionários pode ser muito efetivo no momento de imunizar a equipe. Além disso, por ser uma ação que somente corporações preocupadas com o bem-estar dos trabalhadores fazem, esse é um grande diferencial que aumenta o engajamento e a motivação do time.

Como vimos, promover a saúde ocupacional na empresa é muito importante para evitar doenças e acidentes de trabalho. Portanto, cuide da ergonomia dos funcionários, invista na ginástica laboral e estimule a realização de exames. Além disso, saiba que a VISIONCARD oferece planos para saúde oftalmológica, sendo uma excelente opção para esse propósito!

Gostou de saber sobre o assunto e quer conhecer mais sobre os planos exclusivos para saúde visual? Então, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!